terça-feira, 29 de março de 2011

terça-feira, 22 de março de 2011

Páscoa


É tempo de reflexão, tempo de repensar as nossas atitudes, as nossas práticas, enfim, tempo de avaliação...
Como estou vivendo? Pra que estou vivendo? E por que estou vivendo?
São perguntas que nunca pensamos em nos fazer, a não ser que a angústia e o desespero batam a nossa porta!
O meu trabalho, os meus alunos, os meus amigos, que lugares eles ocupam na minha vida?
É tempo de renovar, replanejar, recomeçar...
Feliz Páscoa!!!

Ednayran

segunda-feira, 21 de março de 2011

Matemática




Caro(a) Professor (a),
Aqui estão publicadas algumas sugestões de atividades para serem aplicadas com alunos do 6º Ano, essas sugestões servem como base de treinamento preliminar para a Gincana de Matemática!
Ednayran

Sugestões de Atividades Complementares

sexta-feira, 18 de março de 2011

Projeto Voluntariado

Eis aqui os nossos voluntários:

Seja um voluntário você também!





quarta-feira, 16 de março de 2011

2011


2011 Chegou!!! Porque agora não seremos nota 10! Seremos 11!!!

Escola Adeildo Santana Fernandes

Aprendizagem e Diversão


Vamos incluir os nossos pequeninos no mundo virtual?
Podemos sim, atrelar conhecimento e diversão. É possível que a aprendizagem se torne um ato prazeroso.
Vamos lá?

Analisem estes sites:

Ednayran

Inglês


Caro (a) Professor (a),

O link abaixo direcionará você a um tradutor muito útil e interessante para ser trabalhado com os alunos.
Espero que a dica seja útil!

Ednayran

Geografia

Caro (a) Professor (a),

O link abaixo é de um site superinteressante!
Acesse e veja quantos jogos on line podem ser realizados com os nossos alunos. Também se encontra no site vários outros links de sites com conteúdos geográficos.
http://eb23mat.prof2000.pt/

Por que não, montar uma competição entre alunos?
Mãos à obra!!!
Precisa de ajuda? Estou aqui ok?

Abraços!
Ednayran

segunda-feira, 14 de março de 2011

Arte



Lembrancinha simples e econômica para a Páscoa... Utiliza-se copinhos descartáveis, emborrachado para os detalhes (rosto, alça...) e algodão para o rabinho. Dentro pode-se colocar jujuba, bombons, docinhos...

Ciências - 6º Ano

O Universo

O que é universo?
Em noites sem lua, em locais pouco iluminados por casas, ruas e edifícios, podemos ver uma infinidade de pequenos pontos luminosos no céu: são as estrelas. Ao observar o céu a olho nú, conseguimos ver uma parte mínima do que chamamos de Universo. Já na observação do céu feita com o auxílio de um telescópio, é possível perceber que o número de corpos celestes é muito maior e também pode-se ver detalhes das formas e da cor dos astros. A atmosfera da Terra, contudo, limita a atuação dos telescópios terrestres, por este motivo são utilizados telescópios espaciais, como o telescópio Hubble, para as pesquisas astronômicas mais sofisticadas. Além destes instrumentos para o estudo do Universo, os cientistas contam com equipamentos de informática para cálculos, tratamento de dados e imagens recebidas dos telescópios, simulações etc.
Esses recursos possibilitaram responder à questão - o que compõe o Universo?
O Universo é composto por aglomerados de galáxias, com nebulosas, estrelas, cometas, planetas e seus satélites, e tudo que neles existe - no caso do planeta Terra, por exemplo, plantas, animais, rochas, água, ar etc.

Sugestão - Matemática

Caro (a) Professor (a),

Para dinanmizar a aula e torná-la mais atrativa, sugiro que sejam utilizados palitos para facilitar os cálculos.


Abraços!

Ednayran

Sugestões de Atividades Extras para Séries Iniciais - Matemática

Gincana de Matemática

Atenção!

Vem aí a grande "Gincana de Matemática", participem!

Vamos estudar bastante!!!

Bons Estudos e Boa Sorte!!!

Matemática

Caro (a) Professor (a),

Estou enviando o link abaixo como sugestão de apoio pedagógico, para a realização de atividades extra.

http://www.lumen.com.br/

Abraços!

Ednayran

Geografia - Paisagem/Espaço Geográfico/Lugar - 6º Ano -


Caro (a) Professor (a),
 
Estou enviando um link, no qual você poderá acessar o site e encontrar o texto: "A Importância do Conhecimento" para ser trabalhado com o 6º Ano.
 
 
Obs: Os exercícios estão postados abaixo.
 
Abraços!
Ednayran

Geografia 6º Ano

Exercício

Com base na leitura do texto explique, em suas palavras, a importância do conhecimento no modo de vida das sociedades humanas
Entrevista

Faça uma entrevista com seus pais ou avós ou tios e peça que respondam as questões abaixo:

Nome do Entrevistado:
Grau de Parentesco:
1) Na sua adolescência ou juventude já existiam todas as tecnologias utilizadas atualmente? Para você qual era a principal tecnologia da época?
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
2) Qual o conhecimento ou tecnologia que você considera como a mais importante para as sociedades humanas? Por quê?
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
3) Caso fosse inventor, qual seria o seu engenho para minimizar ou solucionar um ou mais problemas que atingem a humanidade, os seres vivos e o planeta?
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
4) Na sua opinião, quais são as vantagens em se desenvolver e utilizar tantas tecnologias ? E quais são as desvantagens?
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
5) Peça para o entrevistado contar/mostrar como eram os brinquedos e as tecnologias utilizadas na sua infância.
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
___________________________________________________________

Língua Portuguesa 6º Ano


A VELHA CONTRABANDISTA
Diz que era uma velhinha que sabia andar de lambreta. Todo dia ela passava pela fronteira montada na lambreta, com um bruto saco atrás da lambreta. O pessoal da Alfândega – tudo malandro velho – começou a desconfiar da velhinha.
Um dia, quando ela vinha na lambreta com o saco atrás, o fiscal da Alfândega mandou ela parar. A velhinha parou e então o fiscal perguntou assim pra ela:
- Escuta aqui, vovozinha, a senhora passa por aqui todo dia, com esse saco aí atrás. Que diabo a senhora leva nesse saco?
A velhinha sorriu com os poucos dentes que lhe restavam e mais os outros, que ela adquirira no odontólogo e respondeu:
- É areia!
Aí quem sorriu foi o fiscal. Achou que não era areia nenhuma e mandou a velhinha saltar da lambreta para examinar o saco. A velhinha saltou, o fiscal esvaziou o saco e dentro só tinha areia. Muito encabulado, ordenou à velhinha que fosse em frente. Ela montou na lambreta e foi embora, com o saco de areia atrás.
Mas o fiscal ficou desconfiado ainda. Talvez a velhinha passasse um dia com areia e no outro com muamba, dentro daquele maldito saco. No dia seguinte, quando ela passou na lambreta com o saco atrás, o fiscal mandou parar outra vez. Perguntou o que é que ela levava no saco e ela respondeu que era areia, uai! O fiscal examinou e era mesmo. Durante um mês seguido o fiscal interceptou a velhinha e, todas as vezes, o que ela levava no saco era areia.
Diz que foi aí que o fiscal se chateou:
- Olha, vovozinha, eu sou fiscal de alfândega com 40 anos de serviço. Manjo essa coisa de contrabando pra burro. Ninguém me tira da cabeça que a senhora é contrabandista.
- Mas no saco só tem areia! – insistiu a velhinha. E já ia tocar a lambreta, quando o fiscal propôs:
- Eu prometo à senhora que deixo a senhora passar. Não dou parte, não apreendo, não conto nada a ninguém, mas a senhora vai me dizer: qual é o contrabando que a senhora está passando por aqui todos os dias?
- O senhor promete que não “espaia” ? – quis saber a velhinha.
- Juro – respondeu o fiscal.
- É lambreta.
(Stanislaw Ponte Preta)

Língua Portuguesa 6º Ano

Interpretação do texto
1) O que a velhinha carregava dentro do saco, para despistar o guarda?
_______________________________________________________________________________________

2) O que o autor quis dizer com a expressão “tudo malandro velho”?
_______________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________

3) Leia novamente o 4º parágrafo do texto e responda:
Quando o narrador citou os dentes que “ela adquirira no odontólogo”, a que tipo de dentes ele se referia?
_______________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________

4) Explique com suas palavras qual foi o truque da velhinha para enganar o fiscal.
_______________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________

5) Quando a velhinha decidiu contar a verdade?
_______________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________

6) Qual é a grande surpresa da história?
_______________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________

7) Numere corretamente as frases abaixo, observando a ordem dos acontecimentos.
( ) O fiscal verificou que só havia areia dentro do saco.
( ) O pessoal da alfândega começou a desconfiar da velhinha.
( ) Diante da promessa do fiscal, ela lhe contou a verdade: era contrabando de lambretas.
( ) Todo dia, a velhinha passava pela fronteira montada numa lambreta, com um saco no bagageiro.
( ) Mas, desconfiado, o fiscal passou a revistar a velhinha todos os dias.
( ) Durante um mês, o fiscal interceptou a velhinha e, todas as vezes, o que ela levava no saco era areia.
( ) Então, ele prometeu que não contaria nada a ninguém, mas pediu à velhinha que lhe dissesse qual era o contrabando que fazia.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Aviso

Caros Professores,

Observem do lado esquerdo da janela os links postados, são excelentes fontes de pesquisa.
Aproveitem!!!

Ednayran

quarta-feira, 2 de março de 2011

O Descobrimento do Brasil

Quando o Brasil foi descoberto, no dia 22 de abril de 1500, ainda não existia jornal impresso e publicado diariamente. Mas... e se já existisse, do jeitinho que a gente conhece hoje? Já pensou como seriam as reportagens sobre o descobrimento do Brasil? No dia em que Cabral desembarcou em Lisboa, em 21 de julho de 1501, seria assim...

Projeto

A Escola Adeildo Santana Fernandes está realizando o Projeto:
Carnaval, Folia e Educação:
"Diga Sim a Vida! Não as Drogas!"
Diversas atividades pedagógicas estão sendo realizadas pelos nossos professores e alunos, visitem a nossa Escola e conheçam as nossas Experiências exitosas!

Professor de História,
Visite o Jornal da História no Canalkids.
Abraços!
Ednayran




Olha o Carnaval chegando aí gente!!!
Você conhece a história do Carnaval? No Canalkids você vai conhecer mais dessa festa que sacode o Brasil, a importância da música de Carnaval e os compositores brasileiros que fizeram a cabeça de várias gerações, cantando o samba e a folia.
Professores,
O endereço do site é: www.canalkids.com.br
Bom Carnaval para todos!!!
Abraços!
Ednayran